Quem passa muito tempo ao ar livre, seja no trabalho, durante a pesca ou acampamento, tem que lidar com invasores chatos: mosquitos e pernilongos. Além de incomodarem, as picadas dão coceira, que podem irritar e ser ainda mais perigosas para os alérgicos.
É sempre bom aplicar repelente na pele antes de sair para essas zonas de “ataque”. Há algumas receitas naturais que são ótimas para quem quer ter um dia tranquilo e livre de picadas, só é preciso ficar atento, porque os repelentes com base natural tem duração menor, por isso é preciso aplicar novamente durante todo o dia.
Citronela
Popularmente conhecida como repelente natural, o cheiro da citronela é bem forte e sua aplicação é uma poderosa forma de manter pernilongos bem longe. É simples de fazer a loção:
- 200 g de folhas de citronela
- 1 l de álcool
Misture as folhas de citronela picadas com 500 ml álcool em um recipiente escuro e deixe-o por uma semana em um local sem contato com o sol. Mexa-o duas vezes por dia. Depois de 7 dias, coe as folhas de citronela e acrescente mais 500 ml de álcool.
Cravo-da-índia
Essa especiaria é um repelente natural contra mosquitos e formigas. Sua loção tem uma textura mais fácil de aplicar na pele por causa da presença do óleo de amêndoas.
- 10 g de cravo
- 100 ml de óleo de amêndoas
- 500 ml de álcool de cereais
Junte os ingredientes em um recipiente, de preferência escuro, sem contato direto com o sol. Deixe descansar por quatro dias e chacoalhe bem duas vezes ao dia. E pronto! Depois, é só aplicar na pele a cada 4 horas.
Hortelã
Plantado no jardim, o hortelã já atua como repelente natural contra mosquitos. Misturando alguns ingredientes, ele pode se tornar seu aliado ao sair ao ar livre.
- 4 colheres de hortelã
- 200 ml de água fervida
- 250 ml de álcool
Junte a água fervida com o hortelã, cubra o recipiente com papel alumínio e espere esfriar. Depois, coe as ervas, e acrescente o álcool. Deixe na geladeira e retire quando for usar.